Treinamento da CAP 2.1 sobre o Programa Bolsa Família

No Laboratório de Informática da OTICS-Rio Copacabana, na tarde de quinta-feira, dia 6 de junho de 2024, a assistente social Neusa de Resende, representante da Divisão de Ações e Programas de Saúde (DAPS) da CAP 2.1, reuniu-se com a enfermeira Nathalia Merces e um Agente Comunitário de Saúde de cada equipe do CMS João Barreto Barreto para ministrar um importante treinamento sobre os seguintes programas de transferência de renda: Programa Bolsa Família e Programa Cartão Família Carioca.

O Programa Bolsa Família é uma iniciativa federal que visa fornecer assistência direta e indireta às famílias em situação de pobreza, integrando benefícios nas áreas de assistência social, saúde, educação e emprego. Ele oferece ferramentas para promover a emancipação socioeconômica das famílias em situação de vulnerabilidade social, garantindo o acesso a ações básicas e melhorando sua qualidade de vida. Já o Programa Cartão Família Carioca é uma iniciativa municipal do Rio de Janeiro que complementa a renda de famílias já cadastradas e beneficiadas pelo Programa Auxílio Brasil do Governo Federal. Ambos os programas possuem condicionalidades para assegurar o acesso das famílias a serviços essenciais.

Durante o treinamento, foram destacadas diversas premissas fundamentais. Entre elas, a necessidade de corrigir o cadastro único para direcionar atenção aos mais pobres e vulneráveis, além de priorizar e respeitar as diferenças para aqueles que necessitam de maior proteção. O treinamento enfatizou ainda a importância de concentrar esforços na nova geração, visando promover as transformações sociais desejadas, com especial ênfase na garantia de renda e na ampliação da proteção das crianças na Primeira Infância. Além disso, foi destacada a importância do fortalecimento da articulação intersetorial, visando promover maior acesso a direitos fundamentais, tais como assistência social, saúde, educação, esporte, ciência e trabalho.

Os profissionais de saúde, ao compreenderem os detalhes do Bolsa Família e do Cartão Família Carioca, podem orientar as famílias quanto ao recebimento dos benefícios a que têm direito. Além disso, ao registrarem corretamente as condicionalidades de saúde das famílias nos sistemas de informação adequados, eles contribuem para a eficácia e a transparência desses programas. Assim, foi explicado sobre a correta utilização da plataforma SUBPAV, aspecto crucial desse treinamento, pois ela permite o monitoramento eficiente das famílias beneficiárias e a coordenação entre os diferentes profissionais de saúde envolvidos. Garantir que os dados sejam corretamente atualizados e compartilhados é essencial para fornecer um atendimento integrado e de qualidade às famílias em situação de vulnerabilidade. Isso não apenas beneficia as famílias diretamente assistidas, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Fórum de Rede AP 2.1

No Auditório da OTICS-Rio Copacabana, na manhã da quinta-feira, dia 6 de junho de 2024, ocorreu o Fórum de Rede da Área Programática 2.1 . O médico RT da CAP 2.1, Nuno Andrade, a RT de enfermagem da CAP 2.1, Beatriz Félix e o enfermeiro especialista em saúde da CAP 2.1, Rodrigo Silva, se reuniram com gestores e responsáveis técnicos de diversas unidades de saúde da AP 2.1, com o intuito de discutir, aprimorar e fortalecer todo o serviço prestado pela rede de atenção primária à saúde. No encontro de hoje, após uma roda de apresentação, os gestores receberam a presença da diretora da nova Martenidade da Rocinha, Amanda Lima, que apresentou a todos os serviços prestados da sua gestão na recém-inaugurada maternidade, logo após, a reunião contou com a apresentação do CER Leblon, o diretor Berguer Guimarães, Joyce, do Núcleo Interno de Regulação (NIR) e demais profissionais, explicitando tudo relacionado a Vaga Zero da unidade. Em encontro a este assunto, após a fala dos gestores do CER Leblon, todos os presentes dialogaram sobre os procedimentos, funcionalidades e como ocorre o fluxo da vaga zero em suas unidades. Debatendo ideias e casos excepcionais. Após a exposição dos casos, os gestores em roda de conversa firmaram o compromisso de fortalecimento da rede 2.1 e da perspectiva dos novos encontros já agendados.

 

 

Grupo De Reabilitação Cognitiva – Oficina Do Cérebro

No Espaço de Convivência da OTICS-Rio Copacabana, na manhã da quinta-feira, dia 6 de junho de 2024, a fonoaudióloga Carolina Aguilar, do CMS João Barros Barreto, reuniu-se com um grupo de idosos para a realização de atividades com o objetivo de promover a reabilitação cognitiva dos pacientes.

A reabilitação cognitiva consiste em um conjunto de práticas que têm como objetivo reduzir os déficits causados por problemas neurológicos, como Alzheimer, AVC, doença de Parkinson, entre outros, garantindo que o paciente tenha autonomia e independência funcional no maior nível possível. O ideal é que a reabilitação seja conduzida por uma equipe multidisciplinar, composta por especialistas de diversas áreas, já que os pacientes que sofrem de problemas neurológicos e neuropsiquiátricos apresentam múltiplas sequelas e, assim, os recursos próprios de cada área poderão estimular os processos mentais e cognitivos deles. Ou seja, o fonoaudiólogo promoverá a melhora da linguagem, o fisioterapeuta a motricidade, e assim sucessivamente.

No encontro, a profissional de saúde realizou com os pacientes atividades que visavam trabalhar a coordenação motora, ritmo, orientação espacial/temporal e atenção. Além disso, é importante ressaltar que a inclusão de atividades físicas, cognitivas e sociais em programas de reabilitação pode contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida desses pacientes, promovendo não apenas a saúde física, mas também o bem-estar psicológico e emocional.

Reunião com a coordenadora do PSE da AP 2.1

Na tarde da quarta-feira, dia 5 de junho de 2024, no Laboratório de Informática da OTICS-Rio Copacabana, ocorreu uma importante reunião entre a assessora técnica da CAP 2.1, Roberta Dutra, e a coordenadora do Programa Saúde nas Escolas (PSE). O encontro teve como foco realizar alinhamentos de fluxos relacionados ao programa e organizar alguns preparativos para a sua execução eficaz.

O PSE tem como missão fundamental contribuir para a formação integral dos estudantes, promovendo ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. Seu objetivo é enfrentar as vulnerabilidades que podem comprometer o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Para isso, a criação dos territórios locais é elaborada a partir de estratégias estabelecidas entre a escola, com base em seu projeto político-pedagógico, e a unidade básica de saúde. O planejamento das ações do PSE leva em consideração diversos aspectos, incluindo o contexto escolar e social, o diagnóstico local em saúde do escolar e a capacidade operativa em saúde do escolar. Essa abordagem abrangente permite que as iniciativas do programa sejam adaptadas às necessidades específicas de cada comunidade, garantindo uma intervenção mais eficaz e direcionada.

Durante a reunião, foram discutidos alguns detalhes cruciais para o sucesso das atividades do PSE, desde o alinhamento de algumas atividades a serem executadas e cronogramas até a identificação de recursos necessários. O diálogo entre Roberta Dutra e a coordenadora do programa visou garantir uma colaboração estreita entre as equipes envolvidas, promovendo uma integração efetiva entre a saúde e a educação em benefício dos estudantes e de suas comunidades.

Supervisão Território Arpoador

No Auditório da OTICS-Rio Copacabana, na tarde da quarta-feira, dia 5 de junho de 2024, realizou-se a reunião mensal da Supervisão do Território Arpoador. Este território compreende três unidades de saúde: o CMS João Barros Barreto, Pavão Pavãozinho e Chapéu Mangueira Babilônia. O encontro teve como propósito discutir casos complexos, interseccionais, procedimentos e ações coletivas na prevenção e promoção da saúde mental. A supervisora responsável foi Mariana Sloboda, contando com a organização da equipe e-multi do CMS João Barros Barreto e da DAPS da CAP 2.1, pela sua linha de cuidado em Saúde Mental, assim como a articuladora de Saúde Mental da CAP 2.1, Elaine Cruz.

A reunião proporcionou um espaço para a análise detalhada de desafios enfrentados no cuidado da saúde mental na região do Território Arpoador. Entre os temas discutidos, destacaram-se estratégias para melhorar o acesso aos serviços de saúde mental, especialmente para grupos historicamente excluídos. Foram abordadas também iniciativas de prevenção direcionadas a problemas específicos de saúde mental na comunidade. Além disso, foram compartilhadas experiências bem-sucedidas de programas de intervenção precoce e de apoio psicossocial, destacando a importância da colaboração entre profissionais de diferentes áreas.

A discussão enfatizou a necessidade de uma abordagem integrada e holística para a promoção da saúde mental, que leve em consideração não apenas o tratamento de sintomas, mas também a criação de ambientes favoráveis ao bem-estar psicológico e social. Os participantes reafirmaram o compromisso de trabalhar em conjunto para enfrentar os desafios e promover a saúde mental em toda a comunidade do Território Arpoador.

 

Grupo De Tabagismo Do CMS João Barros Barreto

Na manhã da quarta-feira, dia 5 de junho de 2024, no Auditório da OTICS-Rio Copacabana, a fonoaudióloga Carolina Aguilar, profissional do CMS João Barros Barreto, reuniu-se com o grupo de tabagismo da unidade de saúde, composto por dois grupos separados de usuários que estão buscando se livrar desse vício tão prejudicial para a saúde.

O tabagismo é considerado uma doença crônica e um fator de risco para diversas doenças, como enfisema pulmonar e vários tipos de câncer, podendo até mesmo levar à morte. O hábito de fumar é reconhecido como uma epidemia que causa dependência física, psicológica e comportamental, semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas, como álcool, cocaína e heroína. Essa dependência ocorre devido à presença de nicotina nos produtos à base de tabaco.

Durante o encontro, todos os usuários puderam relatar como convivem com essa dependência e os motivos que os levaram a buscar a libertação. Além das consequências diretas para a saúde física, o tabagismo também pode ter impactos sociais, econômicos e emocionais significativos. Por exemplo, fumantes frequentemente enfrentam discriminação social e podem experimentar dificuldades financeiras devido ao alto custo do hábito. Além disso, a dependência do tabaco pode causar estresse emocional, ansiedade e depressão, afetando negativamente a qualidade de vida geral do indivíduo.

Aula R1 – Atenção Domiciliar e Visita Domiciliar (PRMFC)

No Auditório da OTICS-Rio Copacabana, na tarde da terça-feira, dia 4 de junho de 2024, os alunos do primeiro ano do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade se reuniram com os preceptores Daniela Duarte, Jéssica Coelho, Rafael Campos e Flávia para assistirem a uma importante aula sobre o tema “atenção domiciliar e visita domiciliar”.

A atenção domiciliar à saúde constitui uma abordagem abrangente que leva os serviços de saúde diretamente ao domicílio do paciente, com o propósito de promover, manter ou restaurar sua saúde, minimizando os impactos das doenças ou incapacidades. Dentro dessa modalidade, a visita domiciliar se destaca por sua ênfase no diagnóstico da realidade do paciente e em ações educativas, sendo uma ferramenta crucial na prática da saúde da família e na continuidade do cuidado.

Originária de uma longa tradição na história da medicina, a visita domiciliar evoluiu para além de uma simples consulta médica, permitindo uma compreensão mais aprofundada das necessidades individuais dos pacientes e do contexto em que vivem. Isso possibilita uma abordagem mais holística e centrada no paciente, fornecendo cuidados de saúde personalizados e adaptados às suas necessidades específicas.

Os preceptores enfatizaram que a atenção domiciliar é uma estratégia essencial para promover a integralidade do cuidado, atendendo às necessidades de saúde dos pacientes em seu ambiente familiar. Discutiram também a importância da equipe multiprofissional na atenção domiciliar, ressaltando a colaboração entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais e outros profissionais de saúde. Além disso, foram abordadas questões práticas, como a organização da agenda de visitas domiciliares, a realização de avaliações de risco no ambiente domiciliar, a identificação de fatores de risco e proteção, bem como estratégias para promover a adesão ao tratamento por parte dos pacientes e de suas famílias.

Ao longo da aula, foram apresentados casos clínicos, questionamentos e discussões, proporcionando uma oportunidade valiosa para aplicar os conhecimentos teóricos na prática clínica. Os residentes saíram da aula com uma compreensão mais aprofundada da importância da atenção domiciliar e das visitas domiciliares na promoção da saúde e na prevenção de doenças, fortalecendo assim sua capacidade de oferecer cuidados abrangentes e centrados no paciente dentro do contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).

Treinamento Sobre Higienização Com Os Colaboradores do Programa Seguir em Frente

No Auditório da OTICS-Rio Copacabana, na manhã de terça-feira, dia 4 de junho de 2024, a supervisora da higienização e controle de acesso, Saniely Célia, e a enfermeira Jéssica Naiana, reuniram-se com os colaboradores do Programa Seguir em Frente para um treinamento específico. O objetivo principal era capacitar esses colaboradores para realizar a higienização da unidade de saúde. Alguns profissionais auxiliares de serviços gerais pertencentes à unidade também estiveram presentes.

O Programa Seguir em Frente, lançado em dezembro de 2023, tem como foco principal o cuidado e a proteção da população em situação de rua na cidade do Rio de Janeiro. O programa, que é um plano de ação e monitoramento, visa efetivar medidas de acolhimento, assistência social e saúde para esse grupo populacional extremamente vulnerável, objetivando promover a ressocialização e reinserção no mercado de trabalho e resgatar a cidadania dessas pessoas. A proposta é de, em cinco fases sequenciais, criar condições para que as pessoas saiam das ruas para unidades de acolhimento; promover o tratamento de saúde; dar ocupação remunerada; construir um futuro capacitando para o mercado de trabalho e dar autonomia para deixarem o programa e seguirem em frente.

A enfermeira Jéssica Naiana foi responsável por ministrar o treinamento, cujo tema foi “Limpeza e desinfecção em serviços de saúde: definições e noções básicas”. Durante o encontro, foram abordadas técnicas e procedimentos adequados de higienização, enfatizando a importância da prevenção de doenças e da manutenção de um ambiente higienizado para a segurança dos pacientes e colaboradores. Noções básicas sobre limpeza e desinfecção incluem entender os diferentes tipos de agentes patogênicos que podem estar presentes, os métodos adequados de limpeza e desinfecção de superfícies e equipamentos, além do uso correto de produtos químicos.

Essa iniciativa reflete o compromisso contínuo das autoridades de saúde e assistência social em proporcionar cuidados abrangentes e de qualidade para aqueles que mais precisam, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e solidária.

Grupo De Convivência Do CMS João Barros Barreto

No Auditório da OTICS-Rio Copacabana, na tarde da segunda-feira, dia 3 de junho de 2024, ocorreu a reunião do grupo de convivência do CMS João Barros Barreto, onde a assistente social da unidade de saúde, Zilmar Gomes, reúne-se com as senhoras para uma aula de tricô e crochê, além de desenvolver atividades que tornam este encontro sempre muito agradável e prazeroso para todas elas.

Os grupos de convivência de idosos são reuniões com pessoas da terceira idade que têm como objetivo aumentar a qualidade de vida dos participantes através de atividades, rodas de conversa e trocas de experiências. Tratam-se de espaços multifacetados que visam não apenas proporcionar entretenimento e lazer, mas também promover o bem-estar físico, emocional e social dos participantes, contribuindo para um envelhecimento ativo e gratificante. Durante os encontros, são propostas opções dinâmicas e diferenciadas, podendo incluir atividades físicas, passeios, arteterapia, musicoterapia, palestras sobre saúde na terceira idade, rodas de conversa e eventos comemorativos. Com isso, entende-se que o grupo desempenha um papel crucial na promoção da saúde integral, proporcionando não apenas atividades recreativas, mas também um ambiente de suporte emocional e social que contribui significativamente para o envelhecimento saudável e feliz.

No oportuno encontro ainda, houve uma sessão de auriculoterapia com a terapeuta da unidade de saúde, Isabel. A terapeuta atende um paciente por vez e realiza em todos a técnica da auriculoterapia. A auriculoterapia é uma técnica derivada da acupuntura, que faz pressão em pontos específicos da orelha para tratar e diagnosticar diversos problemas físicos, mentais e até emocionais.

Vacinação Contra Poliomielite No CMS João Barros Barreto

Na última segunda-feira, dia 27 de maio de 2024, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a campanha de vacinação contra a poliomielite para crianças de 1 a 4 anos que estejam em dia com o esquema básico, conforme orientação do Ministério da Saúde. Ao utilizar a vacina oral contra poliomielite (VOP), o objetivo é reduzir o risco da reintrodução dessa doença no país e aumentar a cobertura vacinal. A doença erradicada no Brasil desde 1994, ainda ocorre em locais como Paquistão e Afeganistão. Caracterizada por um quadro de paralisia decorrente do poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, a doença acomete os membros inferiores e, para garantir a proteção das crianças e que essa enfermidade não retorne a circular no país, a imunização é a forma mais eficaz de prevenção. No CMS João Barros Barreto, os profissionais de saúde estão a todo vapor atendendo os pais e responsáveis que levam a criança para a vacinação.