Grupo de Hipertensão e Diabates

No auditório da OTICS Rio AP 2.1 – Copacabana, foi realizado, nesta segunda-feira do dia 20/06/2022, mais um bate-papo com os pacientes da unidade do Grupo de Hipertensão e Diabetes.

Dessa vez foi a Equipe POTI que comandou o grupo. O objetivo desse encontro é acompanhar os usuários da unidade e entender a real dificuldade deles em manter uma saúde equilibrada em dia. Houve pesagem, verificação da pressão arterial e trocas de experiências entre os presentes.

 

 

 

Curso de Qualificação de Coberturas para Curativos

Nesta terça-feira dia 14/06/2022, aconteceu, no auditório da OTICS Rio AP 2.1 – Copacabana, o treinamento de curativos e feridas para enfermeiros, residentes e farmacêuticos da Área Programática 2.1 .

O curso dado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o apoio da Coordenadoria Geral de Atenção Primária (CAP) 2.1 e da OTICS, visa capacitar os profissionais de saúde a trabalharem de forma eficaz na questão de como conduzir o procedimento do curativo.

 

Academia Carioca & Campanha do Agasalho

No Espaço de Convivência da OTICS Rio AP 2.1 – Copacabana, estiveram reunidos hoje, 14/06/2022, o educador físico Neydson Muniz junto com suas alunas da Academia Carioca.

O objetivo do encontro foi discutir e traçar novas metas para as suas atividades e também conversaram sobre futuras campanhas que eles irão participar e apoiar, como a Campanha do Agasalho. Essa campanha é muito importante para a área de Copacabana, visto que há muitos moradores de rua que necessitam de nossa colaboração.

Participe você também dessa campanha, procure a unidade de saúde mais próxima e dê a sua contribuição!

 

Supervisão do Internato de Medicina da UFRJ

No auditório da OTICS Rio AP 2.1 – Copacabana, aconteceu nesta segunda-feira, dia 13/06/2022, mais uma supervisão de internato dos alunos com os orientadores e professores (da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ) Marcos Paulo, Julio Verztman e Alexandre Telles.

As supervisões têm o objetivo de elucidar e sanar qualquer tipo de eventuais ocorrências que possam ter no cotidiano com o atendimento aos pacientes.

Curso de Dor

     Ao longo do dia de hoje, 10/06/2022, foi ministrado, no auditório da OTICS-Rio Copacabana, o curso de dor para os Médicos de Família e Comunidade pelo médico fisiatra Gustavo Ferrão.

     Esse curso tem como objetivo instruir e direcionar os médicos da Atenção Primária à Saúde nos procedimentos que devem ser tomados em relação a possíveis queixas de dores que os pacientes do território relatam. O curso conta com a presença de casos reais durante o treinamento.

Dia Nacional da Imunização

No dia 09/06/2022, é celebrado o Dia Nacional da Imunização. Essa data tem como objetivo principal conscientizar as pessoas de como é importante manter a situação vacinal em dia e de como isso é primordial para manter baixa a probabilidade de contrair algumas enfermidades como caxumba, sarampo, febre amarela, entre outros.

Anualmente ocorrem diversas campanhas de vacinação e é importante ressaltar que não são só crianças que devem manter a caderneta em dia, mas os adultos também devem estar atualizados com suas doses. É importante frisar também que está acontecendo a campanha contra o combate ao COVID e é imprescindível, se você ainda não está em dia com a vacina, procurar a unidade de saúde mais próxima e tomar a sua dose!

 

 

 

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina

Academia Carioca em Ação

Você já se exercitou hoje? Pequenas atitudes como andar ao invés de pegar o carro para pequenas distâncias, descer dois pontos antes do seu destino e caminhar, andar de bicicleta ao invés de usar o carro, são fundamentais para sua saúde. No dia a dia tão corrido, é fundamental tirarmos um tempinho na correria para pensar no seu corpo. Você sabia que os exercícios físicos estão ligados não só a saúde física como mental?

Nesta quarta-feira, 08/06/2022, o auditório da OTICS Copacabana foi utilizado pelos alunos da Academia Carioca. Comandados pelo educador físico Neydson Muniz, eles realizaram atividades de alongamento e exercícios de acordo com sua capacidade. Lembrando sempre que atividade física deve ser recomendada por um médico e acompanhada por um profissional adequado!

                                                                   

Força-tarefa para o combate ao COVID

A OTICS Rio AP 2.1 – Copacabana está apoiando fornecendo seus espaços para serem feitas as notificações dos testes de COVID realizados no CMS João Barros Barreto (CMS JBB).

Hoje, dia 07/06/2022, o CMS JBB recebeu 2 enfermeiras, 1 técnica de enfermagem e 7 auxiliares administrativos para trabalharem exclusivamente no apoio ao combate do coronavírus. Todos os administrativos, nesse primeiro momento, estão utilizando o laboratório da OTICS para realizarem o lançamento das notificações. Acredita-se que, com essa nova leva de funcionários, o processo de abertura e encerramento das notificações seja mais dinâmico e mais proveitoso, contribuindo assim para o melhor atendimento ao paciente.

 

 

 

Supervisão do Internato de Medicina

Aconteceu hoje, dia 06/06/2022, no auditório da OTICS Rio AP 2.1 – Copacabana, a supervisão do Internato de Medicina com o professor Marcos Paulo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

As supervisões têm como objetivo orientar os internos com as questões práticas que podem ocorrer no dia a dia com o atendimento direto ao paciente.

 

 

Grupo de Diabetes e Hipertensão

As doenças cardiovasculares, câncer, causas externas e o diabetes, representam no Brasil, 55,2% do total de causas de óbitos. Somente as doenças cardiovasculares, deste total, representam 31% das mortes. Tendo em vista estes números alarmantes, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro criou, na década de 80, os Programas de Hipertensão Arterial e de Diabetes Mellitus, implantados em toda a APS.

Para continuar esse atendimento especializado e de cuidado integral, a equipe Ceci, que compõe o time do CMS João Barros Barreto, se reuniu hoje no auditório da OTICS Copacabana para conversar com os pacientes e usuários da unidade no Grupo de Hipertensão e Diabetes.

O encontro possibilita aos pacientes a troca de experiências e informações importantes sobre o controle e cuidado de sua saúde. Além de proporcionar a integração entre usuários e profissionais de saúde.

Quer participar do grupo? Converse com o ACS da sua equipe e saiba mais.