Contratação dos Agentes Comunitários de Saúde para o Censo Demográfico do IBGE

Nesta segunda-feira, dia 21/11/2022, durante o turno da manhã e da tarde, na sala de reunião da OTICS-Rio Copacabana, a CCS de Copacabana (Coordenadora Censitária Sub-área) Rafaela, as ACMs (Agente Censitária Municipal) Flávia e Tatiana, a ACAI (Agente Censitária de Administração e Informática) Júlia e a ACS (Agente Censitária Supervisora) Jéssica, realizaram a contratação dos agentes comunitários de saúde que participaram da capacitação para o censo demográfico do IBGE.

21 de Novembro – Dia Nacional da Homeopatia

O Dia Nacional da Homeopatia foi oficialmente instituído em homenagem à data de chegada ao Brasil do homeopata francês Dr. Benoit Jules Mure (1809-1858), ocorrida em 21 de novembro de 1840.

Dr. Bento Mure, como ficou conhecido aqui, foi salvo de uma tuberculose através da homeopatia, por um discípulo direto do médico alemão Christian Friedrich Samuel Hahnemann, criador da homeopatia. Instalou-se no Rio de Janeiro, no bairro da Lapa, onde começou a clinicar e a difundir esse sistema terapêutico.

Os fundamentos da homeopatia baseiam-se na Lei dos Semelhantes, citada por Hipócrates no ano 450 a.C., segundo a qual os semelhantes se curam pelos semelhantes, isto é, para tratar um indivíduo que está doente é necessário aplicar um medicamento que, quando experimentado em um homem sadio, apresente os mesmos sintomas que o doente apresente. Esse princípio é parecido com o das vacinas.

Medicamentos homeopáticos:

Considerando-se que cada indivíduo tem a sua “energia vital” ou a sua “força de saúde” e cada um tem seu órgão de choque específico, além de uma maneira própria de adoecer, pode-se afirmar que ele tenha, também, seu medicamento homeopático específico. Não para a doença, mas para todo seu corpo e todos os seus sintomas.

Este medicamento pode devolver sua saúde, melhorando muito seu mal estar e aqueles sintomas fisiológicos, isto é, aqueles que mudaram para pior o funcionamento do seu corpo. Muitas vezes, o tratamento pode também reverter lesões físicas que estão avançadas, mas ainda são curáveis.

Os medicamentos homeopáticos são produzidos em farmácias de manipulação e têm como matérias-primas ervas naturais, ou mesmo raízes, minerais, animais, entre outras fontes provenientes da natureza.

Tratamento homeopático:

O tratamento tem como objetivo mobilizar as defesas do corpo para que este se reequilibre e combata a causa. Diferentemente da medicina tradicional que avalia os sintomas, diagnostica a doença e prescreve o tratamento, a homeopatia é uma prática integrativa e complementar da medicina que estimula a cura do indivíduo “de dentro para fora”.

A ingestão de medicamentos homeopáticos depende sempre do estado clínico do paciente e, por isso, não devem ser tomados ou ter suas doses repetidas sem o conhecimento e a prescrição do profissional homeopata. Condena-se a automedicação e a indicação de medicamentos homeopáticos por pessoas não habilitadas, pois, para prescrevê-los ou fazer diagnósticos é preciso ter formação técnica e profissional adequadas.

Tratamento homeopático no Sistema Único de Saúde:

Presente no SUS desde 2006, a homeopatia foi inserida no sistema público de saúde brasileiro por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS.

O acesso é feito a partir dos serviços de saúde, tanto em unidades básicas como em serviços especializados e, até mesmo em hospitais, de acordo a organização dos serviços em cada município.

A homeopatia é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina por meio da Resolução CFM nº 1.295/1989.

Treinamento dos Agentes Comunitários de Saúde para o Censo Demográfico do IBGE

Nos dias 19 e 20 de novembro, nos períodos da manhã e da tarde, no auditório da OTICS-Rio Copacabana, a CCS de Copacabana (Coordenadora Censitária Sub-área) Rafaela, as ACMs (Agente Censitária Municipal) Flávia e Tatiana, a ACAI (Agente Censitária de Administração e Informática) Júlia e a ACS (Agente Censitária Supervisora) Thaís, receberam os Agentes Comunitários de Saúde do A.P. 4.0 e 2.1, que se inscreveram para darem auxílio ao Censo Demográfico que está sendo realizado pelo IBGE. Durante todo o período de capacitação, os agentes inscritos receberam todos os tipos de informações possíveis para realizarem a pesquisa do censo de forma regular, assim como, puderam praticar os ensinamentos recebidos junto com os representantes do IBGE presentes.

Quer saber mais sobre o censo? Acesse:

https://censo2022.ibge.gov.br/

https://www.youtube.com/c/ibgeoficial

Semana Mundial De Conscientização Sobre O Uso De Antibióticos

A Semana Mundial de Conscientização sobre o uso de antimicrobianos é promovida todos os anos, de 18 a 24 de novembro pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e tem como objetivo melhorar a conscientização e incentivar as melhores práticas entre os cidadãos, as partes interessadas da “Saúde Única” (integração entre a saúde humana, a saúde animal, o ambiente e a adoção de políticas públicas efetivas para prevenção e controle de doenças trabalhando nos níveis local, regional, nacional e mundial) e os formuladores de políticas, que desempenham um papel crítico na redução do surgimento e da disseminação das enfermidades.

A resistência microbiana (RM) aos antimicrobianos ocorre quando bactérias, vírus, fungos e parasitas mudam ao longo do tempo e não respondem mais aos medicamentos, tornando as infecções mais difíceis de tratar e aumentando o risco de propagação e gravidade das doenças e aumento de mortes. Como resultado dessa resistência, os antibióticos e outros medicamentos antimicrobianos tornam-se ineficazes e as infecções tornam-se cada vez mais difíceis ou impossíveis de tratar.

Em maio de 2015, um Plano de ação mundial para enfrentar o crescente problema da resistência aos antimicrobianos foi aprovado na 68ª Assembleia Mundial da Saúde. Um dos principais objetivos do Plano é melhorar a conscientização e a compreensão sobre o alto risco da resistência microbiana para a saúde humana em todo o mundo por meio de uma comunicação eficaz e ações de educação e treinamento.

17 de Novembro – Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

O mês da conscientização pra prevenção do câncer de próstata chegou! Sabe porque o mês de novembro foi escolhido? É que no dia 17 de novembro é o dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A gente precisa falar mais vezes sobre esse tipo de câncer, afinal ele é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas (tumores), conforme o Ministério da Saúde. Homens, se atentem a isto: é muito importante realizar os exames periodicamente, pois na fase inicial o câncer de próstata não apresenta sintomas. E quando começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores podem estar em estado avançado, dificultando assim a cura.

Os sintomas na fase avançada são:

• Dor óssea;
• Dores ao urinar;
• Vontade de urinar com frequência;
• Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

É imprescindível ter atenção a alguns fatores que podem levar a esse tipo de câncer, como histórico na família e obesidade.

A prevenção e o tratamento pra cura do câncer de próstata começa pelo diagnóstico precoce. Os sintomas podem não aparecer na fase inicial. Mas, homens a partir dos 45 anos precisam redobrar a atenção e ir ao urologista pra fazer o exame de toque retal, assim é possível identificar alterações da glândula, como endurecimento e nódulos. O exame de sangue PSA (Antígeno prostático específico) também deve ser feito.

20% dos pacientes com câncer de próstata conseguem ser diagnosticados apenas no exame de toque retal. Dependendo de cada caso o médico vai indicar a melhor forma de tratamento.

Dicas fundamentais pro público masculino:

• Comam mais frutas, verduras, legumes, grãos e bebam mais água;

• Façam 30 minutos diários de atividade física;

• Mantenham o peso equilibrado;

• Diminuam o consumo de álcool;

• Não fumem.

Mantendo um hábito desses, as chances de contrair o câncer é menor.

CMS João Barros Barreto No Combate À Covid-19

Com relação ao aumento do número de casos de Covid-19 que vem acontecendo na cidade do Rio de Janeiro e a constatação da subvariante Ômicron BQ 1, os profissionais de saúde do CMS João Barros Barreto vem trabalhando incansavelmente no acolhimento de todos os pacientes que chegam à clínica, tanto para realizarem o teste de Covid, como para tomarem as doses de reforço que faltam para que todos possam completar seus esquemas vacinais e estarem assim, amplamente protegidos contra esse vírus ainda tão perigoso. Diariamente a unidade de saúde vem recebendo uma grande procura pela vacina e para realização dos testes, o que não foi diferente na data de hoje, dia 16/11/2022. É importante que todos que ainda não tomaram suas doses de reforço, que compareçam a unidade de saúde mais próxima para fecharem esse quadro e aumentarem a proteção contra o vírus. Assim como, qualquer um que possua sintomas de febre, tosse, dor de cabeça, coriza, dor de garganta, garganta seca e arranhando, deve usar máscara o tempo todo e fazer o teste para verificar se tem Covid-19 ou não. Protejam-se!

 

Grupo de Pré-Natal Coletivo

Na manhã desta sexta-feira, dia 11/11/2022, no auditório da OTICS-Rio Copacabana, a médica Raquel Salviano do CMS João Barros Barreto, realizou mais grupo de pré-natal coletivo. No encontro de hoje, a médica contou com a participação de outro técnicos da unidade para realizarem a Educação em Saúde da Odontologia, uma conversa sobre saúde bucal com todas gestantes presentes.

Oficina Sobre População De Rua

Na manhã desta quinta-feira, dia 10/11/2022, no espaço de convivência da OTICS-Rio Copacabana, representantes das equipes do CMS João Barros Barreto se reuniram para realizarem mais uma oficina sobre a população de rua. A reunião teve o objetivo de organizar ideias para a abordagem dos moradores de rua, para que eles saibam que todos possuem acesso a unidade de saúde, assim como, verificar também as necessidades do consultório de rua. Os profissionais de saúde analisam a melhor forma para colocarem tendas nas ruas para atendimentos e vacinas, tendo em vista que muitos moradores de rua não se sentem a vontade para entrarem numa unidade de saúde. A reunião contou também com a presença da diretora técnica do CENTRA-Rio, Vânia Nogueira, acompanhada de psicólogas residentes. Houve também uma breve caminhada pelas ruas de Copacabana para analisarem as condições dos moradores de rua.

Reunião Técnica do CMS João Barros Barreto

Na manhã desta quinta-feira, dia 10/11/2022, no auditório da OTICS-Rio Copacabana, a gerente da unidade, Ana Karinny, se reuniu com um grupo de profissionais de saúde da clínica para abordarem temas relevantes para as melhorias do fluxo dos trabalhos. Neste encontro, os colaboradores puderam também debater ideias e trazer novas informações que possam agregar positivamente a todos.

Supervisão do Território Arpoador – CAP 2.1

Na tarde desta quarta-feira, dia 09/11/2022, no auditório da OTICS-Rio Copacabana, ocorreu a reunião mensal de supervisão do território Arpoador, organizado pela CAP 2.1, da rede intersetorial de atenção psicossocial. Este encontro tem o objetivo de discutir casos e situações que envolvam diversas unidades de saúde, debatendo ideias e solucionando conflitos que surgem diariamente e são enfrentados pelos profissionais de saúde das instituições.