Aula R1 – Planejamento Reprodutivo (PRMFC)

Na tarde desta terça-feira, dia 16/05/2023, no auditório da OTICS-Rio Copacabana, os alunos do primeiro ano do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade estiveram presentes para uma importante aula sobre Planejamento Reprodutivo. O tema em questão foi abordado neste encontro pelas preceptoras Karine Piancadtelli e Cassia Lanes. O planejamento familiar (ou planejamento reprodutivo) indica um conjunto de ações de regulação da fecundidade, as quais podem auxiliar as pessoas a prever e controlar a geração e o nascimento de filhos, e englobam adultos, jovens e adolescentes, com vida sexual com e sem parcerias estáveis.

Grupo De Convivência Do CMS João Barros Barreto Aprendendo Sobre Harmonia Das Cores

Os grupos de convivência de idosos são reuniões com pessoas da terceira idade que têm como objetivo aumentar a qualidade de vida dos participantes através de atividades, rodas de conversas e trocas de experiências. Durante os encontros são propostas opções dinâmicas e diferenciadas, podendo incluir atividades físicas, passeios, arteterapia, musicoterapia, palestras sobre saúde na terceira idade, rodas de conversa e eventos comemorativos. Com isso, entende-se que cada grupo desenvolverá as atividades de acordo com o seu público, assim como também será definida a periodicidade dos encontros e os horários. Desta forma, no auditório da OTICS-Rio Copacabana, nesta segunda-feira, dia 15/05/2023, no período da tarde, ocorreu mais um encontro do grupo de convivência do CMS João Barros Barreto, liderado pela assistente social Zilmar, que se reúne com senhoras para uma aula de tricô e crochê e para desenvolver atividades que tornam este momento sempre muito agradável e prazeroso para todas elas. Na data de hoje, houve também a presença da professora de artes plásticas, Vivian Greco, dando uma aula para todas as senhoras presentes falando sobre a Harmonia das Cores. E no final, o grupo presentou a gerente da unidade de saúde, Gabriela Motta, com uma bolsa de tricô feita por elas.

Reunião Da Supervisão Do Internato De Medicina Da UFRJ

O internato é o momento certo para o estudante aplicar na realidade todo o conteúdo que aprende nas aulas teóricas. Visto que, nesse estágio, o aluno vai consultar pessoas reais e vai passar horas praticando a Medicina nos plantões. Sendo assim, no internato, o aluno vai aprimorar o seu raciocínio lógico e as suas habilidades sociais. Pois, vai estar lidando com gente de verdade que procura por soluções eficazes para os seus respectivos problemas de saúde. Dentro deste esteio, conforme acontece semanalmente, na manhã desta segunda-feira, dia 15/05/2023, no auditório da OTICS-Rio Copacabana, ocorreu mais um encontro da supervisão de internato dos alunos de medicina com os orientadores e médicos supervisores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),  Júlio Verztman e Jaqueline Cintra. E nesta oportunidade, contando também com a presença da RT de medicina do CMS João Barros Barreto, Ingra Lima.

12 de Maio – Dia Mundial do Enfermeiro

O processo de enfermagem é a dinâmica das ações sistematizadas e inter-relacionadas, visando à assistência ao ser humano e deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem. A profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. Durante séculos, a enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano. No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

Aula R2 – Saúde Mental (PRMFC)

No auditório da OTICS-Rio Copacabana, na tarde desta quinta-feira, dia 11/05/2023, ocorreu mais uma aula com os residentes do segundo ano do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade. O encontro de hoje se deu com o grupo de saúde mental, abordando um importante assunto que vem a ser o de álcool e outras drogas,  tendo a aula sido ministrada pelos preceptores Maíra Machado, Jonas Nepomuceno e Eberhart. Onde não só houve uma aula teórica para os alunos, como puderam também se dividir em grupos para práticas dos temas abordados.

 

Reabilitação Cognitiva – Oficina do Cérebro

Na manhã desta quinta-feira, dia 11/05/2023, no auditório da OTICS-Rio Copacabana, a fonoaudióloga Carolina Aguilar e a terapeuta ocupacional Karla Mitoso, ambas do CMS João Barros Barreto, se reuniram com um grupos de idosos para a realização de atividades com o objetivo de promover a reabilitação cognitiva dos pacientes. A reabilitação cognitiva consiste em um conjunto de práticas que tem como objetivo reduzir os déficits causados por problemas neurológicos, como Alzheimer, AVC, doença de Parkinson entre outros, garantindo que o paciente tenha autonomia e independência funcional no maior nível possível. O ideal é que a reabilitação seja conduzida por uma equipe multidisciplinar, composta por especialistas de diversas áreas, já que os pacientes que sofrem de problemas neurológicos e neuropsiquiátricas apresentam múltiplas sequelas e, assim, os recursos próprios de cada área poderão estimular os processos mentais e cognitivos deles. Ou seja, o fonoaudiólogo promoverá a melhora da linguagem, o fisioterapeuta a motora e assim sucessivamente.

Grupo de Tabagismo do CMS João Barros Barreto

tabagismo é considerado uma doença crônica e é fator de risco para diferentes doenças, como enfisema pulmonar e variados tipos de câncer. O tabagismo pode até mesmo levar o indivíduo à morte. O hábito de fumar é reconhecido como uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como álcool, cocaína e heroína. A dependência ocorre pela presença da nicotina nos produtos à base de tabaco. Tendo em vista esta preocupação com essa doença, a fonoaudióloga do CMS João Barros Barreto, Carolina Aguilar, se reuniu na manhã desta quarta-feira, dia 10/05/2023, no auditório da OTICS-Rio Copacabana, com pacientes que estão buscando a cura desse vício tão prejudicial para a saúde. Todos os usuários puderam neste encontro relatarem como convivem com essa dependência e porquê buscam o livramento.

Acompanhamento do Desenvolvimento dos R1 – PRMFC

No auditório da OTICS-Rio Copacabana, na tarde desta terça-feira, dia 09/05/2023, os residentes do primeiro ano do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade participaram de uma atividade realizada pelo preceptor Bernardo Alves na qual o objetivo era o acompanhamento do desenvolvimento de todos os residentes. O intuito deste encontro foi exatamente para que o preceptor pudesse avaliar o andamento dos residentes dentro deste importante programa, não só com uma conversa entre todos, mas também com exercícios e um breve exame de conteúdo.

Avaliação de Pacientes para Grupo de Reabilitação Cognitiva

Na manhã desta terça-feira, dia 09/05/2023, na sala de reunião da OTICS-Rio Copacabana, a terapeuta do CMS João Barros Barreto, Karla Mitoso, esteve recebendo pacientes para a realização de uma avaliação profissional com o intuito de formar mais um grupo para as atividades de estimulação e reabilitação cognitiva que vem acontecendo nas manhãs de quinta-feira no auditório da OTICS-Rio Copacabana. Este grupo tem por finalidade minimizar quadros de demência, trabalhar memória corporal, resgatar as funções comprometidas e favorecer a melhora da qualidade de vida.

Reunião Técnica do CMS João Barros Barreto

Na manhã desta terça-feira, dia 09/05/2023, no auditório da OTICS-Rio Copacabana, ocorreu mais uma grande reunião com toda equipe técnica da unidade de saúde. A gerente da unidade, Gabriela, esteve presente com outros membros da chefia, com representante do NASF e com médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde, com a finalidade de buscar soluções positivas para importantes melhorias no fluxo de atendimento e no processo de trabalho. O encontro se deu com grandes ideias que serão debatidas em futuras reuniões.