Aula R2 – Dor Torácica (PRMFC)

UTILIDADE PÚBLICA

No Auditório da OTICS-Rio Copacabana, na tarde da quinta-feira, dia 29 de agosto de 2024, os alunos do segundo ano do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC) se reuniram com o preceptor Rafael Falcão para assistir a uma importante aula sobre o tema “Dor Torácica”.

O cuidado com o paciente que apresenta dor torácica deve ser abordado com uma avaliação sistemática pois ela pode ter várias causas, algumas das quais são benignas, enquanto outras podem ser mais graves. A gestão eficaz da dor torácica requer uma abordagem detalhada e cuidadosa para garantir um diagnóstico preciso e um tratamento adequado. Quando um paciente está experimentando este sintoma, especialmente se for intensa, repentina, ou acompanhada de outros sintomas como dificuldade para respirar, dor irradiando para outros locais ou sensação de desmaio, é crucial procurar atendimento médico imediato para uma avaliação adequada.

Algumas das principais causas da dor torácica podem ser as doenças cardíacas: condições como angina, infarto do miocárdio ou pericardite podem provocar dor torácica. A dor cardíaca muitas vezes é descrita como pressão ou aperto e pode irradiar para o braço esquerdo, mandíbula ou costas; doenças pulmonares: problemas como pneumotórax (colapso do pulmão), embolia pulmonar (coágulo de sangue nos pulmões) ou pneumonia podem causar dor no peito; problemas gastrointestinais: refluxo ácido (doença do refluxo gastroesofágico – DRGE), espasmos esofágicos ou úlceras podem causar dor torácica, muitas vezes confundida com dor cardíaca; e transtornos de ansiedade: ataques de pânico e ansiedade podem se manifestar como dor torácica, muitas vezes acompanhada de outros sintomas como falta de ar, palpitações e sensação de desrealização.

Durante o encontro, os residentes tiveram a oportunidade de compartilhar casos clínicos e tirar dúvidas sobre os pacientes que apresentem dor torácica na prática diária da Atenção Primária. A interação entre os preceptores e os residentes enriqueceu ainda mais a discussão, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo. Assim, a aula proporcionou aos residentes conhecimentos teóricos e práticos essenciais, capacitando-os a oferecer um cuidado mais abrangente e compassivo aos pacientes e suas famílias.