Aula R2 – Hormonização (PRMFC)

UTILIDADE PÚBLICA

No Auditório da OTICS-Rio Copacabana, na tarde da quinta-feira, dia 22 de agosto de 2024, os alunos do segundo ano do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC) se reuniram com as preceptoras Nathália Gonçalves, Etienne Souza e Ana Savia para assistir a uma importante aula sobre o tema “Hormonização”.

A hormonização refere-se ao uso de hormônios para tratar uma variedade de condições médicas e pode envolver várias práticas e contextos. Esse é um é um tema importante e complexo, que abrange desde tratamentos médicos específicos até terapias hormonais para a transição de gênero. A hormonização na saúde pública deve ser abordada com uma combinação de rigor científico, consideração ética e empatia. A implementação de práticas baseadas em evidências, acompanhadas de educação e suporte adequados, é essencial para garantir a segurança e a eficácia dos tratamentos hormonais.

Durante a aula, foram discutidos aspectos essenciais da hormonização com foco na saúde da população LGBTQIA+. Os residentes foram orientados sobre a importância de um monitoramento contínuo para garantir a eficácia dos tratamentos hormonais e minimizar complicações. O encontro enfatizou a terapia hormonal para pessoas trans, destacando a necessidade de uma abordagem sensível e bem informada. Foram abordadas as avaliações iniciais rigorosas e a comunicação clara sobre os benefícios e riscos da terapia hormonal. Adicionalmente, foram examinadas as implicações éticas e legais da hormonização, incluindo o consentimento informado e a privacidade dos pacientes. A aula enfatizou a importância de uma prática médica ética e equitativa, garantindo um atendimento respeitoso e inclusivo para todos os pacientes.

Durante o encontro, os residentes tiveram a oportunidade de compartilhar casos clínicos e tirar dúvidas sobre a hormonização na prática diária da Atenção Primária. A interação entre os preceptores e os residentes enriqueceu ainda mais a discussão, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo. Assim, a aula proporcionou aos residentes conhecimentos teóricos e práticos essenciais, capacitando-os a oferecer um cuidado mais abrangente e compassivo aos pacientes e suas famílias.