Supervisão do Programa Mais Médicos da AP 2.1

UTILIDADE PÚBLICA

No Laboratório de Informática da OTICS-Rio Copacabana, na tarde da quinta-feira, dia 18 de julho de 2024, ocorreu a supervisão do Programa Mais Médicos do município do Rio de Janeiro. A reunião coordenada pelos médicos Felipe Martins e Michael Duncam, foi direcionada para os profissionais de saúde lotados nas áreas programáticas 2.1, e alguns também da 4.0.

O Programa Mais Médicos foi uma iniciativa do governo brasileiro lançada em 2013 com o objetivo de ampliar o acesso da população a serviços de saúde básica, especialmente em áreas mais carentes e remotas do país. O principal objetivo do Programa Mais Médicos era suprir a carência de médicos em regiões prioritárias do Brasil, como periferias de grandes cidades, áreas rurais e comunidades indígenas. Para alcançar esse objetivo, o programa incluiu a contratação de médicos brasileiros e estrangeiros, principalmente de Cuba, por meio de uma cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

O Mais Médicos contribuiu significativamente para o aumento do número de médicos atuando nas áreas mais necessitadas, melhorando o acesso da população aos serviços de saúde básica. Ao longo dos anos, o programa passou por ajustes e mudanças administrativas, e houve também a saída de médicos cubanos após decisões políticas. Independentemente das críticas e mudanças, o Programa Mais Médicos deixou um legado importante no debate sobre saúde pública no Brasil, destacando a necessidade de políticas eficazes para enfrentar as desigualdades regionais na área de saúde. Este Programa foi uma resposta governamental para aumentar o acesso à saúde básica em áreas desfavorecidas do Brasil, utilizando a contratação de médicos brasileiros e estrangeiros como uma das principais estratégias.