No Auditório da OTICS-Rio Copacabana, na tarde da quinta-feira, dia 13 de junho de 2024, os alunos do segundo ano do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC) se reuniram com os preceptores Jonas Nepomuceno, Eberhart Portocarrero e Rafael Castillo do GT de Saúde Mental para assistirem a uma aula sobre o tema “Demência”.
Demência é um termo que descreve um conjunto de sintomas cognitivos e comportamentais que interferem significativamente na capacidade de uma pessoa de realizar atividades diárias e sociais. Esses sintomas são causados por danos ou mudanças no cérebro que afetam a memória, o pensamento, a orientação, a compreensão, o cálculo, a aprendizagem, a linguagem e o julgamento. A demência é geralmente associada ao envelhecimento e é mais comum em pessoas idosas, mas não é uma parte normal do envelhecimento. Existem várias doenças e condições que podem causar demência, sendo a doença de Alzheimer a causa mais comum. Outras causas incluem demência vascular, demência com corpos de Lewy, demência frontotemporal, doença de Parkinson, lesões cerebrais traumáticas e outras condições médicas.
Os sintomas da demência podem variar de pessoa para pessoa e de acordo com a causa subjacente, mas geralmente incluem perda de memória, dificuldade de comunicação, desorientação em relação ao tempo e ao lugar, dificuldade em realizar tarefas cotidianas, mudanças de humor e personalidade, e dificuldade em resolver problemas. O diagnóstico envolve uma avaliação abrangente dos sintomas, histórico médico, exame físico e testes neuropsicológicos. Em relação ao tratamento, ele visa controlar os sintomas, retardar a progressão da doença, maximizar a independência e melhorar a qualidade de vida do paciente. Isso pode incluir medicamentos, terapias não medicamentosas, suporte familiar e cuidados de saúde multidisciplinares.
Durante o encontro, os residentes tiveram a oportunidade de compartilhar casos clínicos e tirar dúvidas sobre o manejo de pacientes com demência na prática diária da Atenção Primária. A interação entre os preceptores e os residentes enriqueceu ainda mais a discussão, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo. Assim, a aula proporcionou aos residentes conhecimentos teóricos e práticos essenciais, capacitando-os a oferecer um cuidado mais abrangente e compassivo aos pacientes com demência e suas famílias.