Reunião sobre Dengue com Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde do CMS João Barros Barreto

No Auditório da OTICS-Rio Copacabana, na tarde da terça-feira, dia 23 de janeiro de 2024, o diretor do CMS João Barros Barreto, Alexandre Fernandes, e o gerente da unidade, Fabio Juan, se reuniram com os Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde da referida unidade com o objetivo de dialogarem sobre assuntos relacionados à dengue, visto que o avanço do arbovírus no Rio de Janeiro preocupa autoridades. Ao todo, segundo os dados do Ministério da Saúde, até o dia 13 de janeiro, foram contabilizados 4.352 casos da doença esse ano, enquanto no mesmo período de 2023, o estado teve apenas 566 pacientes com dengue. No encontro, foram discutidos aspectos relacionados à prevenção, dados epidemiológicos, cuidados que devem ser adotados, condutas clínicas e prestação de orientações à população. Todos puderam expor suas opiniões e levantar questionamentos, afim de tornar possível os alinhamentos propostos.

 

O que são Arboviroses?

São doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos. As arboviroses mais comuns em ambientes urbanos são: Dengue, Chikungunya e Zika, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Em caso de dúvidas, procure orientação em uma unidade de saúde. Encontre a unidade mais próxima em: prefeitura.rio/ondeseratendido