Na Auditório da OTICS-Rio Copacabana, na tarde da terça-feira, dia 29/08/2023, os alunos do primeiro ano do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC) se reuniram com os preceptores Rafael Falcão, Bárbara Britto e Beatriz, para assistirem a uma importante aula sobre Dor Abdominal.
A dor abdominal ou dor de barriga é uma ocorrência bastante comum, que pode estar relacionada a problemas simples como má digestão ou excesso de gases, mas também pode indicar disfunções e doenças em algum dos vários órgãos dessa região, como estômago, intestino, fígado, vesícula, bexiga e, no caso das mulheres, útero e ovários.
Tipos
O tipo da dor e a região do abdômen onde ela ocorre podem indicar problemas e doenças específicas. Confira no mapa:
- Parte superior do lado esquerdo: gastrite, úlcera gástrica, excesso de gases.
- Parte superior da região central: refluxo gastroesofágico, má digestão, gastrite, úlcera gástrica, inflamação da vesícula.
- Parte superior do lado direito: inflamação ou pedra na vesícula, doenças no fígado.
- Lado esquerdo: gastrite, inflamação do intestino, excesso de gases, cisto no ovário esquerdo.
- Lado direito: doença de Crohn (doença inflamatória crônica que afeta o sistema digestivo), inflamação do intestino, excesso de gases, inflamação da vesícula, cisto no ovário direito.
- Área do umbigo: úlcera gástrica, inflamação do pâncreas, gastroenterite, início de apendicite, hérnia umbilical.
- Parte inferior do lado esquerdo: inflamação do intestino, excesso de gases, hérnia inguinal, cisto no ovário esquerdo.
- Para inferior do lado direito: excesso de gases, apendicite, doença de Crohn, inflamação do intestino, cisto no ovário direito.
- Região pélvica: inflamação do intestino, cólon irritável, inflamação da bexiga, infecção urinária, problemas na próstata, gravidez ectópica (gravidez fora do útero, geralmente em uma das trompas de Falópio), endometriose, mioma.