Dia Nacional da Luta Antimanicomial

O dia 18 de maio se caracteriza principalmente pela luta dos direitos das pessoas com sofrimento mental. A data é importante para combater os preconceitos que cercam as doenças mentais e também a ideia de isolamento do paciente.

Nise Magalhães da Silveira foi uma médica psiquiatra brasileira. Reconhecida mundialmente por sua contribuição à psiquiatria, revolucionou o tratamento mental no Brasil.

Apesar do Movimento da Reforma psiquiátrica ter se iniciado na década de 70, hoje em dia ainda buscamos diariamente a garantia da cidadania dos usuários e familiares, que históricamente sofrem o preconceito e exclusão da sociedade.

Você conhece os CAPS?

Os CAPS são unidades para acolhimento às crises em saúde mental,  atendimento e reinserção social de pessoas com transtornos mentais graves e persistentes e/ou com transtornos mentais decorrentes do uso prejudicial de álcool e/ou outras drogas. Os CAPS oferecem atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outros, em articulação com as demais unidades de Saúde e com unidades de outros setores (educação, assistência social, etc.) quando necessário, sempre incluindo a família e a comunidade nas estratégias de cuidado.

Para saber mais e procurar atendimento especializado na rede municipal, acesse: https://www.rio.rj.gov.br/web/sms/caps