No Auditório da OTICS-Rio Copacabana, na sexta-feira, dia 25 de julho de 2025, durante o período da manhã e da tarde, ocorreu o terceiro dia de aula da nova turma do Curso Introdutório em Saúde da Família, proposto pela Coordenadoria Geral de Atenção Primária da Área de Planejamento 2.1 – CAP 2.1. Ministraram o encontro a diretora da Divisão de Ações e Programas de Saúde (DAPS), Patrícia Gomes, o diretor da Divisão de Vigilância em Saúde (DVS), Bernardo Coupee, e a médica pediatra, Eliane Cruz, todos funcionários da CAP 2.1.

No turno da manhã, os participantes puderam saber sobre questões relacionadas a Divisão de Vigilância em Saúde (DVS). Aprenderam que que no âmbito da Vigilância Epidemiológica, a DVS é responsável pela notificação e investigação de doenças de notificação compulsória, como dengue, tuberculose, COVID-19 e outras enfermidades de relevância coletiva. Já no campo da Vigilância Sanitária, a DVS atua na fiscalização e regulação de estabelecimentos que impactam direta ou indiretamente a saúde da população, como farmácias, clínicas, restaurantes, salões de beleza, entre outros.
Já no turno da tarde, os participantes também puderam entender um pouco mais a respeito sobre a atuação da saúde pública em relação ao cuidado da saúde mental. A sua importância nesse campo está na sua capacidade de articular redes de cuidado territorializadas, como a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que inclui Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), unidades básicas de saúde, serviços de urgência e outros dispositivos que oferecem suporte contínuo e próximo à realidade das pessoas. Ao integrar a saúde mental às políticas públicas e aos demais níveis de atenção, a saúde pública promove o acesso ao cuidado de forma mais equitativa, reduzindo barreiras econômicas, geográficas e sociais.
O Curso Introdutório em Saúde da Família proporcionado pela CAP 2.1 desempenha um papel fundamental no processo de integração e desenvolvimento de novos colaboradores, além de ser essencial para garantir a eficácia e a eficiência organizacional. Ele facilita a adaptação dos funcionários, melhora a produtividade e cria uma base sólida para o aprendizado contínuo. Não é apenas um treinamento inicial, mas uma estratégia fundamental para garantir o sucesso a longo prazo do profissional. O curso fortalece a cultura organizacional e aumenta o engajamento dos funcionários, o que reflete diretamente na produtividade e no clima organizacional.

