No auditório da OTICS-Rio Copacabana, na tarde desta quinta-feira, dia 26/06/2025, foi dia de prova para os residentes do segundo ano do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade. O encontro de hoje foi ministrado pela preceptora Celina Ragone, onde a mesma aplicou a prova aos alunos e supervisionou os mesmos durante todo o período do exame.

A aplicação de provas semestrais aos alunos residentes do segundo ano de medicina é de grande importância por diversos motivos pedagógicos, avaliativos e profissionais. Esses testes semestrais funcionam como um instrumento para verificar se os residentes estão consolidando o conhecimento teórico e prático esperado para o seu nível de formação. No segundo ano, espera-se uma maturidade maior no raciocínio clínico, tomada de decisão e domínio de protocolos assistenciais.
As avaliações ajudam a identificar áreas em que o residente apresenta dificuldades. Isso permite a criação de estratégias pedagógicas direcionadas, como reforço em determinados temas, discussões clínicas específicas ou supervisão mais próxima em determinados cenários assistenciais. Elas promovem a uniformidade na avaliação dos residentes, garantindo que todos sejam submetidos aos mesmos critérios. Isso é fundamental em programas que buscam excelência e precisam assegurar que todos os profissionais formados tenham competências mínimas semelhantes.
