Avaliação em Saúde Bucal das Crianças do EDI Dona Marcela no Chapéu Mangueira

Na manhã da sexta-feira, dia 26 de setembro de 2025, os profissionais de saúde da CF Chapéu Mangueira Babilônia realizaram mais uma atividade do Programa Saúde na Escola em parceria coma equipe de saúde bucal do CMS João Barros Barreto. A dentista Mariana Salazar, juntamente com a técnica de saúde bucal Andréia Dominique, realizaram uma ação de avaliação de saúde bucal nas crianças pertencentes da Creche Edi Dona Marcela. A gerente da CF Chapéu Mangueira Babilônia, Daniele Fernandes, acompanhou e deu todo o suporte necessário para a ação dentro da comunidade.

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa do governo federal brasileiro, que promove a integração entre as áreas da saúde e da educação para atender crianças, adolescentes, jovens e adultos matriculados na rede pública de ensino. Desenvolvido de forma intersetorial entre as Unidades Básicas de Saúde e as escolas públicas, o programa busca promover a saúde, prevenir doenças e agravos e contribuir para a melhoria do desempenho escolar, por meio da detecção precoce de problemas que possam interferir no aprendizado, como dificuldades visuais, auditivas, nutricionais e comportamentais.

As ações do PSE são pactuadas anualmente entre as secretarias municipais de saúde e de educação e incluem avaliação do estado nutricional dos estudantes, atualização da caderneta de vacinação, triagens para saúde bucal e oftalmológica, prevenção do uso de álcool, tabaco e outras drogas, promoção de práticas corporais e alimentação saudável, educação para saúde sexual e reprodutiva e atividades voltadas à prevenção da violência e à promoção da cultura de paz. Tais ações são realizadas por equipes das Unidades Básicas de Saúde diretamente nas escolas, envolvendo professores, gestores escolares, estudantes e famílias, e são registradas no e-SUS APS para monitoramento.

Com esse modelo, o PSE favorece a melhoria das condições de saúde e aprendizagem dos alunos, reduz a evasão escolar causada por problemas de saúde e fortalece a cidadania e o autocuidado desde cedo, aproximando o Sistema Único de Saúde da comunidade escolar e promovendo um ambiente educativo mais saudável e acolhedor.