No Auditório da OTICS-Rio Copacabana, na quinta-feira, dia 24 de julho de 2025, durante o período da manhã e da tarde, ocorreu o segundo dia de aula da turma do Curso Introdutório em Saúde da Família, proposto pela Coordenadoria Geral de Atenção Primária da Área de Planejamento 2.1 – CAP 2.1. Ministraram o encontro a diretora da Divisão de Ações e Programas de Saúde (DAPS), Patrícia Gomes, a coordenadora de enfermagem, Breatiz Felix, o enfermeiro especialista em saúde, Rodrigo Nogueira, e a enfermeira apoiadora da linha de tuberculose Maria Schorn, todos funcionários da CAP 2.1.

O curso pretende ser um dispositivo para a atuação das equipes da Estratégia Saúde da Família, aproximando-as dos conceitos e das práticas que esta estratégia requer. As turmas são mescladas, com dois encontros no total. Neste segundo encontro desta nova turma, os profissionais que ingressam na atenção primária recebem esse conjunto de informações para atuarem na área.
No turno da manhã, os profissionais ouviram um pouco sobre a importância dos indicadores de saúde na atenção primária, que são ferramentas fundamentais para avaliar a qualidade, a efetividade e o alcance dos serviços prestados na base do sistema de saúde. Eles permitem acompanhar, de forma objetiva, o desempenho das unidades de saúde, a cobertura das ações e o impacto das políticas públicas na vida da população.
Já no turno da tarde, os profissionais ouviram um pouco sobre como a ação dos profissionais de saúde no combate à tuberculose (TB) é fundamental em várias frentes, não apenas para tratar os pacientes, mas também para prevenir a disseminação da doença, melhorar o diagnóstico e fortalecer os sistemas de saúde. A tuberculose, embora tratável, ainda representa um grande desafio para a saúde pública em muitos países, especialmente nos de baixa e média renda.
O Curso Introdutório em Saúde da Família proporcionado pela CAP 2.1 desempenha um papel fundamental no processo de integração e desenvolvimento de novos colaboradores, além de ser essencial para garantir a eficácia e a eficiência organizacional. Ele facilita a adaptação dos funcionários, melhora a produtividade e cria uma base sólida para o aprendizado contínuo. Não é apenas um treinamento inicial, mas uma estratégia fundamental para garantir o sucesso a longo prazo do profissional. O curso fortalece a cultura organizacional e aumenta o engajamento dos funcionários, o que reflete diretamente na produtividade e no clima organizacional.
