No sábado, dia 10 de maio de 2025, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro realizou o Dia D de vacinação contra a gripe. A mobilização aconteceu das 8h às 17h em todas as 240 salas de vacinação das unidades de Atenção Primária da cidade — incluindo clínicas da família e centros municipais de saúde —, nas duas unidades do Super Centro Carioca de Vacinação e em centenas de pontos extras estrategicamente distribuídos por todo o município. Ao todo, foram disponibilizadas mais de 500 mil doses da vacina contra a influenza, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal da população antes do pico da doença, que costuma ocorrer nos meses de julho e agosto.
Em Copacabana, a população contou com quatro pontos de vacinação: o Centro Municipal de Saúde João Barros Barreto, localizado na Rua Tenreiro Aranha, ao lado da estação Siqueira Campos do Metrô; a Praça Cardeal Arcoverde; a esquina da Rua Dias da Rocha com a Avenida Nossa Senhora de Copacabana; e o Forte de Copacabana, que funcionou das 10h às 16h. Os locais foram organizados para garantir amplo acesso aos moradores e visitantes do bairro, respeitando as diretrizes de segurança e acolhimento dos usuários do Sistema Único de Saúde.
A vacina aplicada é trivalente e protege contra três cepas do vírus da gripe: H1N1 Victoria, H3N2 Tailândia e Influenza B Áustria — as variantes mais comuns no Hemisfério Sul na última temporada. Todas as pessoas a partir de seis meses de idade puderam se imunizar, exceto aquelas com histórico de reação alérgica grave a doses anteriores. A vacinação é anual e, para receber a dose, era necessário apresentar documento de identidade e, se possível, a caderneta de vacinação.
No CMS João Barros Barreto, além da vacinação contra a gripe, foram oferecidos outros serviços de saúde, como avaliação de saúde bucal e exames voltados ao acompanhamento de pessoas com diabetes, incluindo avaliação do pé diabético. A iniciativa teve como objetivo ampliar o cuidado integral à saúde dos usuários, aproveitando a mobilização do Dia D para realizar ações de prevenção e promoção à saúde em diferentes frentes. Profissionais da unidade atuaram com dedicação e entusiasmo, prestando atendimento humanizado e de qualidade à comunidade.
Além da vacina contra a gripe, também foram disponibilizadas, nos pontos fixos das unidades de saúde, as vacinas contra febre amarela e sarampo, bem como a atualização da caderneta de vacinação infantil. Pais e responsáveis puderam levar as crianças para que os profissionais de saúde conferissem o calendário vacinal e aplicassem as doses pendentes. O Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, funcionou até as 22h para ampliar o acesso, e o Super Centro Carioca de Vacinação, em Campo Grande, também atendeu ao público durante o horário de funcionamento do ParkShoppingCampoGrande. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é de que, com a mobilização, seja superada a marca de 208 mil pessoas vacinadas registrada no Dia D de 2024.