Aula R1 – GT de Ciclos de Vida e Abordagem Familiar – Saúde do Idoso + Instrumentos de Avaliação Multidimensional

No Auditório da OTICS-Rio Copacabana, na tarde da terça-feira, dia 28 de janeiro de 2025, os alunos do primeiro ano do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade se reuniram com os preceptores Karine Richard e Cristina Ferraz, para assistirem a uma importante aula sobre o tema “Saúde do Idoso + Instrumentos de Avaliação Multidimensional”.

Já sabemos que o envelhecimento populacional é uma tendência mundial e que, no Brasil, a proporção de idosos tem aumentado significativamente. Isso demanda atenção especial para a saúde do idoso, que possui necessidades específicas, como múltiplas condições de saúde, comorbidades, limitações funcionais e questões psicossociais. Compreender essas particularidades é essencial para garantir um envelhecimento saudável e ativo. A promoção de um atendimento integral e humanizado ao idoso exige que os profissionais de saúde conheçam as ferramentas de avaliação multidimensional, que vão além da simples análise de doenças físicas. Elas permitem uma abordagem mais holística, considerando aspectos emocionais, sociais, cognitivos e funcionais, contribuindo para um cuidado mais personalizado e eficaz.

Os instrumentos de avaliação multidimensional são essenciais para identificar as condições de saúde física, mental e social dos idosos. Exemplos incluem a avaliação de risco nutricional, funcionalidade (por meio de escalas de mobilidade), saúde mental (como a avaliação de depressão) e cognição (como a avaliação do Alzheimer). Esses instrumentos são importantes para detectar precocemente problemas que podem afetar a qualidade de vida do idoso, permitindo intervenções adequadas e atempadas.

Ao final da aula, os estudantes participaram de uma dinâmica que buscou estimular o debate sobre como implementar essas diretrizes em suas futuras práticas clínicas. O encontro proporcionou uma troca rica de experiências e ideias, reforçando a importância de um olhar atento e sensível às demandas da saúde com relação á saúde do idoso na Atenção Primária. Com isso, os alunos saíram inspirados e preparados para atuar de forma consciente e comprometida, contribuindo para a construção de um SUS melhor e mais inclusivo para todos.