Programa Saúde Na Escola do CMS João Barros Barreto – Partes do Corpo E Seus Limites

Na manhã da sexta-feira, dia 25 de outubro de 2024, o enfermeiro Gabriel de Paula, a assistente social Zilmar, a técnica de enfermagem Diana Gabriela, e a agente comunitária de saúde Sandra, todos profissionais do CMS João Barros Barreto, juntamente com a acadêmica de enfermagem Hannah, realizaram uma importante ação na Escola Municipal Doutor Cícero Penna com crianças de 4 até 6 anos de idade da educação infantil. O tema central tratado foi educar as crianças a respeito de que partes do corpo podemos ou não tocar e deixar ser tocado.

A equipe realizou a atividade por meio de vídeos educacionais, atividades lúdicas e recreativas, mas que são de fundamental importância para promover a segurança, a autoestima e o respeito pelo próprio corpo. Ensinar sobre o próprio corpo ajuda as crianças a entenderem a importância do consentimento. Elas devem aprender que têm o direito de decidir quem pode tocá-las e onde. Ao conhecer suas próprias partes do corpo, as crianças podem identificar situações em que alguém as toca de maneira inadequada ou desconfortável, o que pode ajudar na prevenção de abusos. Esses ensinamentos contribuem para o desenvolvimento de uma atitude saudável em relação ao corpo e relacionamentos, além de promover a segurança emocional e física das crianças.

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa promover a integração entre as políticas de saúde e educação. Ao focar na pediculose, o programa não só reforçou a colaboração entre as equipes de saúde e educação, mas também demonstrou o compromisso contínuo da Atenção Primária à Saúde (APS) com o bem-estar da comunidade escolar. Através de atividades como essa, o PSE fortalece a parceria entre saúde e educação, oferecendo suporte direto e efetivo para enfrentar desafios de saúde que impactam o ambiente escolar e promovendo um ambiente mais saudável e informativo para alunos e suas famílias.