Aula R2 – População em Situação de Rua (PRMFC)

UTILIDADE PÚBLICA

No Auditório da OTICS-Rio Copacabana, na tarde da quinta-feira, dia 3 de outubro de 2024, os alunos do segundo ano do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade reuniram-se com as preceptoras Natália Gonçalves, Kelsen e Ana Savia, com o intuito de discutir e debater um tema fundamental na residência médica: “População em situação de rua”.

A saúde pública desempenha um papel crucial na promoção do bem-estar da população em situação de rua. Essa população enfrenta desafios únicos, como acesso limitado a serviços de saúde, condições precárias de vida e altas taxas de doenças físicas e mentais.  É fundamental que os serviços de saúde sejam acessíveis em locais onde a população em situação de rua costuma se reunir, como abrigos e centros de assistência. Equipes de saúde também podem oferecer serviços de forma itinerante, alcançando aqueles que não têm condições de se deslocar.

Ela deve integrar serviços médicos, psicológicos e sociais, considerando as múltiplas necessidades dessa população. Colaborações com ONGs e serviços sociais são essenciais para ampliar o alcance e a eficácia das intervenções. É necessário também garantir que as políticas públicas respeitem e promovam os direitos da população em situação de rua, incluindo acesso a saúde. Assim como é importante incluir a população nas discussões sobre políticas que os afetam pode levar a soluções mais efetivas e inclusivas. Ao focar nas necessidades específicas da população em situação de rua, A saúde pública pode ajudar a promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida desses indivíduos, contribuindo para uma sociedade mais justa e equitativa.

Em conclusão, a atividade ressaltou a importância de uma abordagem integrada que valorize tanto os conhecimentos científicos quanto as práticas e saberes locais. O debate proporcionou aos residentes uma compreensão mais profunda da relevância da educação popular em saúde, preparando-os para uma atuação mais sensível e eficaz em suas futuras práticas profissionais. Ao final, todos tiveram a oportunidade de fazer perguntas e refletir sobre o tema abordado, incentivando o desenvolvimento de habilidades críticas e a integração desses princípios na sua rotina profissional.