Aula R2 – GT de Abordagem Comunitária – Educação Popular em Saúde: entre o Saber Popular e o Conhecimento Científico (PRMFC)

UTILIDADE PÚBLICA

No Auditório da OTICS-Rio Copacabana, na tarde da terça-feira, dia 12 de setembro de 2024, os alunos do segundo ano do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade reuniram-se com os preceptores Jéssica Coelho, Rafael Campos e Daniela Duarte com o intuito de discutir e debater um tema fundamental na residência médica: “Educação Popular em Saúde: entre o Saber Popular e o Conhecimento Científico”.

No encontro, a discussão sobre o assunto teve como objetivo explorar as intersecções entre o conhecimento adquirido através da vivência comunitária e as práticas baseadas em evidências científicas. Os preceptores apresentaram uma visão abrangente do conceito de educação popular em saúde, destacando a importância de incorporar saberes locais e experiências práticas na formação médica, de forma a enriquecer a abordagem do cuidado e promover um atendimento mais integrado e eficaz.

Durante a a aula, foram abordadas diversas metodologias e práticas utilizadas na educação popular, com ênfase na necessidade de diálogo constante entre a comunidade e os profissionais de saúde. A integração do saber popular e do conhecimento científico foi debatida como uma estratégia crucial para promover uma abordagem mais humanizada e contextualizada no atendimento aos pacientes. Os residentes foram incentivados a refletir sobre como essas duas formas de conhecimento podem se complementar e contribuir para a melhoria da saúde coletiva.

Em conclusão, a atividade ressaltou a importância de uma abordagem integrada que valorize tanto os conhecimentos científicos quanto as práticas e saberes locais. O debate proporcionou aos residentes uma compreensão mais profunda da relevância da educação popular em saúde, preparando-os para uma atuação mais sensível e eficaz em suas futuras práticas profissionais. Ao final, todos tiveram a oportunidade de fazer perguntas e refletir sobre o tema abordado, incentivando o desenvolvimento de habilidades críticas e a integração desses princípios na sua rotina profissional.