29 de agosto: Dia Nacional de Combate ao Fumo

UTILIDADE PÚBLICA

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado, no Brasil, no dia 29 de agosto, uma data instituída em 1986 pela lei nº 7488, criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro. O dia é uma oportunidade para destacar a importância do controle do tabagismo como um problema de saúde coletiva e para conscientizar sobre os impactos negativos do tabaco na saúde.

A campanha do Dia Nacional de Combate ao Fumo 2024 destaca o tema “Tabagismo: os danos para a gestante e para o bebê”. O tabagismo representa uma grave ameaça à saúde global, causando mais de 8 milhões de mortes anuais, incluindo 1,3 milhão por tabagismo passivo. O foco deste ano é proteger gestantes e crianças dos efeitos nocivos do tabaco e da exposição ao fumo passivo. A fumaça do tabaco contém mais de 7 mil compostos químicos, dos quais pelo menos 69 são cancerígenos. A campanha visa assegurar o direito à saúde de todos, em linha com o compromisso do Brasil com a Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco. É essencial monitorar o uso de tabaco durante a gravidez para garantir um futuro saudável, já que o tabagismo prejudica tanto o feto quanto a mãe e aumenta o risco de exposição passiva para crianças e adolescentes. A cessação do tabagismo em qualquer fase da gestação é benéfica, e os profissionais de saúde devem aproveitar as consultas de pré-natal para incentivar e apoiar a cessação, minimizando os riscos à saúde da mãe e do bebê.

Na unidade CMS João Barros Barreto, a fonoaudióloga Carolina Aguiar, profissional de saúde da unidade, promove toda quarta-feira um importante grupo de tabagismo da unidade de saúde, composto por usuários que buscam a superação do vício do cigarro. Esses encontros são uma importante ferramenta de apoio para aqueles que lutam contra o tabagismo, oferecendo um espaço para discussão e aprendizado sobre os perigos associados ao fumo e estratégias para deixar o vício. Durante os encontros, é sempre enfatizada a importância de manter a motivação, mesmo diante de possíveis recaídas. Há discussões acerca dos benefícios significativos de parar de fumar, como a redução de problemas dentários, a melhora na força e na saúde do cabelo, e o aumento da facilidade para subir e descer escadas. Além disso, é sempre reforçado que o tabagismo é uma doença crônica e epidêmica, com sérios riscos de saúde, como enfisema pulmonar e diversos tipos de câncer. Os participantes possuem a oportunidade de relatar suas experiências e desafios relacionados à dependência do tabaco.

Esse tipo de grupo destaca a importância da data, lembrando a todos sobre o impacto do tabagismo e a necessidade de estratégias contínuas para sua cessação. O CMS João Barreto continua seu compromisso com a saúde da comunidade, promovendo essas sessões semanais para apoiar e encorajar aqueles que buscam um futuro livre do tabaco.