Aula R2 – GT de Iniquidades Em Saúde – Saúde da População LGBT

UTILIDADE PÚBLICA

No Auditório da OTICS-Rio Copacabana, na tarde da quinta-feira, dia 25 de julho de 2024, os alunos do segundo ano do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC) se reuniram com as preceptoras Etienne Souza, Natália Gonçalves e Ana Laura , do GT de Iniquidades Em Saúde, para assistirem uma importante aula sobre o tema “Saúde da População LGBT”.

O Sistema Único de Saúde (SUS) está tomando medidas importantes para garantir a inclusão e o acesso equitativo aos cuidados de saúde para a população LGBT. As iniciativas visam assegurar que lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e outras identidades de gênero e orientações sexuais recebam atendimento adequado e respeitoso. Essas ações refletem um compromisso crescente do SUS com a promoção da saúde de forma inclusiva e equitativa, visando garantir o bem-estar de todos os cidadãos.

Um dos principais focos das melhorias no SUS é a capacitação dos profissionais de saúde. O treinamento especializado aborda questões de identidade de gênero e orientação sexual, promovendo um atendimento mais sensível e livre de preconceitos. Além disso, as unidades de saúde estão reformulando seus ambientes para torná-los mais acolhedores, com sinalização inclusiva e práticas que garantem um atendimento respeitoso e sem discriminação. Garantir os direitos da população LGBT dentro do SUS é essencial. As políticas públicas estão sendo ajustadas para assegurar que todos recebam atendimento sem discriminação. Além disso, a participação ativa da comunidade LGBT na formulação de políticas públicas está sendo incentivada, ajudando a identificar e abordar necessidades específicas e lacunas nos serviços oferecidos.

Durante o encontro, os residentes tiveram a oportunidade de compartilhar casos clínicos e tirar dúvidas sobre o manejo da população LGBT na prática diária da Atenção Primária. A interação entre os preceptores e os residentes enriqueceu ainda mais a discussão, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo. Assim, a aula proporcionou aos residentes conhecimentos teóricos e práticos essenciais, capacitando-os a oferecer um cuidado mais abrangente e compassivo aos pacientes e suas famílias.