UTILIDADE PÚBLICA
No Auditório da OTICS-Rio Copacabana, na tarde da quinta-feira, dia 18 de julho de 2024, os alunos do segundo ano do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC) se reuniram com o preceptor Rafael Falcão, do GT de Raciocínio Clínico, para assistirem uma importante aula sobre o tema “Dor Articular”.
A dor articular é um sintoma comum que pode afetar qualquer articulação do corpo, como joelhos, ombros, quadris e mãos. Ela pode ser aguda (de curto prazo) ou crônica (persistente), afetando significativamente a qualidade de vida das pessoas. Ela pode ser um sintoma incapacitante, mas muitas vezes pode ser gerenciada com mudanças no estilo de vida e tratamentos médicos adequados. Manter um estilo de vida saudável, praticar exercícios regulares e estar atento aos sinais do corpo são passos importantes para prevenir e tratar a dor articular de forma eficaz.
A dor articular pode ser causada por lesões, traumas como entorses, luxações ou fraturas podem causar dor nas articulações; condições inflamatórias como doenças como artrite reumatoide, osteoartrite e gota estão entre as principais causas de dor articular crônica; por sobrecarga, com o uso excessivo das articulações devido a atividades físicas intensas ou repetitivas; infecções, sejam elas virais, bacterianas ou fúngicas podem afetar as articulações, causando dor; ou por outras condições médicas, como doenças como lupus, fibromialgia, bursite, entre outras, também podem contribuir para a dor articular.
Durante o encontro, os residentes tiveram a oportunidade de compartilhar casos clínicos e tirar dúvidas sobre o manejo de pacientes com dor articular na prática diária da Atenção Primária. A interação entre os preceptores e os residentes enriqueceu ainda mais a discussão, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo. Assim, a aula proporcionou aos residentes conhecimentos teóricos e práticos essenciais, capacitando-os a oferecer um cuidado mais abrangente e compassivo aos pacientes com demência e suas famílias.