Aula R1 – GT de Abordagem Comunitária – Casos Clínicos de Tuberculose e Determinantes Sociais (PRMFC)

UTILIDADE PÚBLICA

No Auditório da OTICS-Rio Copacabana, na tarde da terça-feira, dia 2 de julho de 2024, os alunos do primeiro ano do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade reuniram-se com as preceptoras Jéssica Coelho, Rafael Campos e Daniela Duarte com o intuito de discutir e debater um tema fundamental na residência médica: ” Casos Clínicos de Tuberculose e Determinantes Sociais”.

                   

Este encontro dos alunos de residência médica para discutir casos clínicos de tuberculose sob a ótica dos determinantes sociais é extremamente importante. essa iniciativa não apenas enriquece o aprendizado dos residentes, mas também fortalece a capacidade deles de lidar com questões complexas de saúde pública e individual, preparando-os para se tornarem profissionais mais completos e compassivos. A tuberculose não é apenas uma doença clínica, mas também uma doença social. Compreender os determinantes sociais ajuda a contextualizar melhor a epidemiologia da doença, suas causas subjacentes e os desafios enfrentados pelos pacientes na prevenção, diagnóstico e tratamento.

                 

Ao considerar os determinantes sociais, os residentes médicos são incentivados a adotar uma abordagem holística no cuidado dos pacientes. Isso envolve não apenas tratar os sintomas físicos da tuberculose, mas também reconhecer e abordar fatores como acesso a cuidados de saúde, condições de moradia, nutrição e outros aspectos socioeconômicos que impactam a saúde do paciente. Integrar uma perspectiva dos determinantes sociais na discussão de casos clínicos pode melhorar a tomada de decisões clínicas, levando a tratamentos mais eficazes e personalizados, além de promover uma prática médica mais empática e consciente das necessidades sociais dos pacientes.

                 

No decorrer da reunião, os residentes foram divididos em grupos para analisar casos reais e discutir como os determinantes sociais impactam a tuberculose na prática clínica. Isso permitiu que aplicassem na prática o conhecimento teórico discutido anteriormente. Ao final, todos tiveram a oportunidade de fazer perguntas e refletir sobre os temas abordados, incentivando o desenvolvimento de habilidades críticas e a integração desses princípios na sua rotina profissional.