No Auditório da OTICS-Rio Copacabana, na tarde da terça-feira, dia 11 de junho de 2024, os alunos do primeiro ano do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade reuniram-se com as preceptoras Kiane Werneck e Úrsula para assistirem a uma importante aula sobre “Hipertensão Arterial e Diabetes”.
O diabetes mellitus é uma condição crônica marcada por altos níveis de glicose no sangue, geralmente devido à produção insuficiente de insulina ou à resistência das células à insulina. Existem dois tipos principais: tipo 1, onde há falta de produção de insulina, e tipo 2, onde as células não respondem adequadamente à insulina. O tratamento envolve dieta, exercício e medicamentos como metformina e insulina para controlar a glicose sanguínea e evitar complicações.
Já a hipertensão arterial é caracterizada pela persistente elevação da pressão nas artérias, aumentando o risco de complicações cardiovasculares como ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais e insuficiência renal. O tratamento inclui mudanças no estilo de vida, como dieta saudável e exercício regular, além de medicamentos como inibidores da ECA e diuréticos para reduzir a pressão arterial.
Diabetes e hipertensão estão correlacionados, aumentando o risco um do outro devido a fatores como obesidade e resistência à insulina. Ambas as condições compartilham fatores de risco semelhantes, como dieta não saudável e falta de exercício. O controle adequado é crucial para evitar complicações graves, como doenças cardiovasculares e insuficiência renal, exigindo frequentemente uma abordagem integrada no tratamento, incluindo medicamentos que visam ambas as condições.
Durante a aula, os residentes foram divididos em quatro grupos para discutir casos clínicos relacionados ao tema. Os grupos também exploraram estratégias de manejo integrado para pacientes com diabetes e hipertensão. Essa abordagem colaborativa proporcionou aos residentes a oportunidade de aprimorar suas habilidades clínicas e compreender as complexidades dessas condições interligadas, enquanto desenvolviam atividades práticas durante a própria aula.