No Auditório da OTICS-Rio Copacabana, na manhã da terça-feira, dia 14 de maio de 2024, o diretor do CMS João Barros Barreto, Alexandre Fernandes, e o gerente da unidade, Fabio Juan Amaral, realizaram o Colegiado Gestor com os moradores do bairro de Copacabana e usuários da unidade de saúde, juntamente com um Agente Comunitário de Saúde representante de cada equipe de estratégia de saúde da família e demais profissionais da mesma unidade, como a assistente social, Zilmar Saraiva, além de usuárias do programa academia carioca do CMS João Barros Barreto. No encontro também esteve presente a representante do Conselho Distrital, Regina, para explicar do que se trata, bem como a produtora Livea Mattos e mediadora Ynaê Cortez, ambas pertencentes à Academia Carioca de Arte e Longevidade.
No encontro, foram abordados diversos temas relevantes para uma maior abrangência de atendimento aos usuários, visando melhorar a qualidade de vida e o acesso ao atendimento de toda a população. Entre os assuntos, o gerente sanou dúvidas quanto aos horários de funcionamento da unidade e a forma de atendimento dos serviços prestados, sendo uma oportunidade valiosa para prestar possíveis esclarecimentos de modo a garantir que todos tenham acesso às informações necessárias para receberem o atendimento de que precisam. O gerente também destacou a importância de uma abordagem acolhedora e eficiente, assegurando que os profissionais de saúde presentes trabalham para servir à comunidade da melhor maneira possível.
Além disso, foram discutidos detalhes sobre como funcionam alguns fluxos de atendimento, e foram apresentadas novas ideias para uma maior otimização e qualidade no atendimento. Durante o encontro, foi discutida a importância de aprimorar os fluxos de atendimento, visando proporcionar uma experiência cada vez mais eficiente e satisfatória para os usuários. Foram apresentadas algumas ideias com o objetivo de oferecer um atendimento de qualidade, respeitoso e ágil a todos que buscam os serviços da unidade. A direção da unidade e os agentes comunitários também compartilharam detalhes do trabalho realizado diariamente. Foi uma oportunidade para destacar os esforços contínuos de toda a equipe em promover a saúde e o bem-estar de todos dos pacientes, além de reforçar o compromisso com a comunidade.
Por fim, foi abordada a abertura das inscrições para a Academia Carioca de Arte e Longevidade, um programa criado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro em parceria com a Secretaria Municipal da Casa Civil. Este programa busca impulsionar o talento de quem tem mais de 50 anos e mora na cidade do Rio de Janeiro. Com bolsas de participação, formação, eventos, premiações e apoio para a realização de ações nos territórios, a Academia Carioca de Arte e Longevidade oferece oportunidades para quem busca reinventar a longevidade. Vários núcleos estão espalhados pela cidade, de Santa Cruz até Copacabana, tecendo oportunidades para todos os interessados.