No Auditório da OTICS-Rio Copacabana, na quinta-feira, dia 18 de abril de 2024, no período da manha e da tarde, foi realizado o treinamento de formação de facilitadores da metodologia Acesso Mais Seguro. O treinamento foi realizado pelos representantes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Flavia Caetano, Luana Fagundes, Humberto Miná e Karen Cerqueira, e foi organizado pela profissional da Superintendência da Atenção Primária, Danielle Brandão. Na reunião, estiveram presentes todos os representantes das Áreas Programáticas que servirão como apoiadores e facilitadores deste programa Acesso Mais Seguro. Em 2010 a Secretaria Municipal de Saúde iniciou uma parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha – CICV, com objetivo de proteção aos profissionais que atuam em unidades de atenção primária de saúde localizadas em áreas vulneráveis para violência armada e também da garantia do direito à saúde para a população dessas localidades.
A metodologia intitulada acesso mais seguro, utilizada até hoje, permite a classificação de incidentes de violência, de acordo com o plano de cada unidade de saúde, em verde, amarelo, laranja e vermelho, o qual seja:
● Verde – Funcionamento normal;
● Amarelo – Risco médio, que ocasiona suspensão das atividades externas à unidade de saúde;
● Laranja – Risco alto, que ocasiona fechamento temporário da unidade de saúde com as atividades internas e externas suspensas.
● Vermelho – Risco crítico, que ocasiona fechamento imediato da unidade de saúde, suspensão imediata das atividades internas e externas com posterior evacuação de profissionais e usuários, assim que possível