O Programa Academia Carioca é um espaço mobilizador de Promoção da Saúde por meio de ação comunitária e multissetorial, centrada na inserção da prática de atividade física regular nas Unidades de Atenção Primária à Saúde. Por garantir o acesso da população a práticas que visem promover o bem estar físico, mental e social, a Academia Carioca tem se constituído como um significativo dispositivo de construção de uma sociedade mais ativa e com estilo de vida mais saudável. No CMS João Barros Barreto, o grupo do programa academia carioca é o mais unido e ativo de toda a unidade. O profissional de educação física, Neydson Muniz, e a fisioterapeuta, Patrícia Amettla, realizam um excelente trabalho com os usuários, assim como várias atividades externas e encontros de confraternizações. Além de todo o trabalho no espaço destinado às atividades da academia no térreo da unidade de saúde, o grupo também realiza aula de pilates e alongamento físico semanalmente.
O Pilates exercita principalmente os músculos centrais do corpo, responsáveis pela sustentação da coluna e dos órgãos internos: reto abdominal, transverso do abdômen, glúteo máximo, oblíquos internos e externos e músculos da parte inferior das costas. O fortalecimento desses músculos, cujo conjunto é chamado de Powerhouse, constitui o pilar de Centralização no Pilates.
A importância da Centralização é a promoção de um dos mais conhecidos benefícios do Pilates: a reestruturação postural, alinhamento e estabilidade da coluna e consequente diminuição das dores nas costas.