Aula R1 – Síndrome Febril (PRMFC)

O Programa de Residência em Medicina de Família tem como objetivo formar médicos qualificados na área clínica, com uma prática integradora, continuada, atuando em equipes multidisciplinares inseridas nas comunidades sob seus cuidados, voltada à construção da cidadania, desenvolvendo suas ações em bases epidemiológicas. Para tal, entende-se que é preciso formar médicos com conhecimentos e habilidades em prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e recuperação dos agravos mais frequentes, buscando altos índices de resolutividade. Sua atitude deve ser integral, com enfoque na família e nos núcleos sociais que constituem a comunidade.

Diante deste enfoque, como de praxe semanal, nesta terça-feira, dia 04/04/2023, os alunos do primeiro ano do PRMFC se reuniram para uma aula sobre síndrome febril. Tema este abordado pelos preceptores Rafael, Érica e Beatriz, do GT de Raciocínio Lógico.

A febre não é uma doença, mas sim um sinal de alguma doença, infecciosa ou não. Febre significa temperatura corpórea acima da faixa de normalidade(entre 36 e 37,4graus). Pode ser causada por transtornos do próprio cérebro ou por substâncias que influenciam os centros termorreguladores.