A Semana Mundial de Conscientização sobre o uso de antimicrobianos é promovida todos os anos, de 18 a 24 de novembro pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e tem como objetivo melhorar a conscientização e incentivar as melhores práticas entre os cidadãos, as partes interessadas da “Saúde Única” (integração entre a saúde humana, a saúde animal, o ambiente e a adoção de políticas públicas efetivas para prevenção e controle de doenças trabalhando nos níveis local, regional, nacional e mundial) e os formuladores de políticas, que desempenham um papel crítico na redução do surgimento e da disseminação das enfermidades.
A resistência microbiana (RM) aos antimicrobianos ocorre quando bactérias, vírus, fungos e parasitas mudam ao longo do tempo e não respondem mais aos medicamentos, tornando as infecções mais difíceis de tratar e aumentando o risco de propagação e gravidade das doenças e aumento de mortes. Como resultado dessa resistência, os antibióticos e outros medicamentos antimicrobianos tornam-se ineficazes e as infecções tornam-se cada vez mais difíceis ou impossíveis de tratar.
Em maio de 2015, um Plano de ação mundial para enfrentar o crescente problema da resistência aos antimicrobianos foi aprovado na 68ª Assembleia Mundial da Saúde. Um dos principais objetivos do Plano é melhorar a conscientização e a compreensão sobre o alto risco da resistência microbiana para a saúde humana em todo o mundo por meio de uma comunicação eficaz e ações de educação e treinamento.

