Oficina Sobre Identidade De Gêneros No CMS João Barros Barreto

No auditório da OTICS-Rio Copacabana, os funcionários de diversas áreas do CMS João Barros Barreto, promoveram uma oficina para dialogarem sobre a questão de identidade de gêneros, tema tão relevante ultimamente na nossa sociedade. Muito se fala sobre identidade de gênero no Brasil. A discussão têm sido acalorada nos últimos anos, pois todos buscam entender este conceito. A verdade é que a definição de gênero se modificou rapidamente ao longo dos anos e nem todos conseguiram acompanhar esta mudança por completo.  Por conta disso, ainda há muita desinformação atrelada a este assunto. E, embora este nem sempre seja o caso, algumas pessoas acabam ferindo outras psicologicamente, emocionalmente e fisicamente por causa da falta de informação.

O que é gênero?

Primeiramente, é preciso compreender a definição de gênero, ou melhor, as definições. Diversas explicações foram criadas por estudiosos e filósofos, resultando em uma diversidade de visões a respeito de um único conceito. De forma simples, gênero pode ser definido como um agrupamento de indivíduos, objetos e ideias que possuem características em comum. Segundo a OMS, o gênero tem implicações para a saúde ao longo da vida de uma pessoa em termos de normas, papéis e relações. Ele influencia os comportamentos de risco e busca de saúde de uma pessoa, a exposição a riscos à saúde e a vulnerabilidade a doenças. O gênero molda a experiência de todos os cuidados de saúde, em termos de acessibilidade, acesso e uso de serviços e produtos e interação com os prestadores de serviços de saúde.

O que é identidade de gênero?

A identidade de gênero diz respeito a como uma pessoa se sente em relação ao próprio gênero. Embora o masculino e o feminino sejam os mais reconhecidos, um indivíduo pode se identificar em outra “categoria” de gênero. Ao contrário do que muitos pensam, o gênero não está somente relacionado à anatomia dos órgãos genitais. A autoimagem da pessoa é o fator que mais se sobressai já que ela se define conforme a sua percepção de si mesma. Além de envolver a maneira como a pessoa se enxerga no mundo, engloba também o modo de expressão, como as roupas e a aparência. Consequentemente, o seu comportamento, linguagem corporal, modo de falar e até modo de pensar também são influenciados pela identidade com a qual se identifica. O conflito surge quando a pessoa age e pensa de forma diferente das normas atribuídas ao seu gênero. Cada cultura, seja de outra nação ou de uma região diferente, possui seus próprios conceitos do que é certo e errado para cada gênero. Mas nem sempre esses condizem com a individualidade da pessoa.

Tipos de identidade de gênero

  • Cisgênero: é a pessoa que se identifica com o sexo biológico designado no momento de seu nascimento.
  • Transgênero: é quem se identifica com um gênero diferente daquele atribuído no nascimento.
  • Não-binário: é alguém que não se identifica completamente com o “gênero de nascença” nem com outro gênero. Esta pessoa pode não se ver em nenhum dos papéis comuns associados aos homens e as mulheres bem como pode vivenciar uma mistura de ambos.