O laboratório de informática da OTICS-Rio Copacabana, recebeu a Gerente de Enfermagem, Ana Karinny Grego e os Agentes Comunitários de Saúde do Centro Municipal de Saúde João Barros Barreto, para apresentação da plataforma teste para acompanhamento do Programa Auxílio Brasil e Programa Cartão Família Carioca.
O Programa Cartão Família Carioca (CFC) é um benefício do Município do Rio de Janeiro criado para complementar a renda de famílias residentes no município já cadastradas e beneficiadas pelo Programa Auxílio Brasil (PAB) do Governo Federal. As famílias beneficiadas foram selecionadas através da avaliação da renda familiar, quantidade de membros da família, condições de moradia e demais informações fornecidas pelo cidadão no seu Cadastro Único. Por este motivo, os valores recebidos não são iguais para cada família.
A Central 1746 consulta o Número de Inscrição Social – NIS do titular do benefício no sistema do Programa Família Carioca para confirmar a condição de beneficiário do Programa.
Os beneficiários recebem o cartão pelo correio, no endereço do Cadastro Único fornecido pelo responsável. Caso o endereço não seja encontrado, o Cartão é enviado para a agência da Caixa Econômica Federal mais próxima da residência do beneficiário. Em caso de mudança de endereço, compareça no Centro de Referência da Assistência Social, de segunda a sexta das 8h às 17h, para atualização do Cadastro Único. O Programa possui cartão próprio para recebimento do beneficio, de modo que não poderá ser utilizado para receber o beneficio do Programa Auxílio Brasil.
Importante lembrar que a frequência escolar, a presença na reunião de pais e o acompanhamento de saúde são condicionalidades para que a família receba o benefício do Programa Cartão Família Carioca.
Sendo assim, esse treinamento visou apresentar como o acompanhamento do PAB e CFC funcionam na prática.
