Prevenção da Tuberculose

A tuberculose é uma doença evitável e tratável, e a prevenção é melhor do que a cura!
O tratamento para infeção latente por tuberculose está disponível desde a década de 1960 entretanto, poucas pessoas, embora elegíveis, recebem o tratamento em todo território nacional.
Como parte da estratégia para o fim da tuberculose, o Ministério da Saúde disponibiliza atualmente três opções de terapia preventiva para tuberculose, sendo os mais antigos de maior complexidade, longa duração e doses diárias de medicação por 6 à 9 meses.
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro em parceria com o The Aurum Institute são pioneiros na implementação e monitoramento da Terapia Preventiva para Tuberculose (TPT) de curta duração, através do projeto de pesquisa IMPAACT4TB.
O objetivo da terapia de curta duração (3HP) é melhorar a adesão ao tratamento e reduzir a incidência de casos novos de tuberculose ativa. O 3HP é um regime de terapia preventiva de tuberculose de curta duração que combina duas drogas – Isoniazida e Rifapentina – semanalmente por três meses. Sendo, portanto, mais fácil para os pacientes aderirem e com menos efeitos colaterais.

 

Estiveram presentes no dia 12 de julho, no Centro Municipal de Saúde João Barros Barreto, Daphne Van der Wind e Neesha Haridus, representantes do The Aurum Institute, com o objetivo de conhecer as unidades participantes do projeto IMPAACT4TB no Rio de Janeiro e realizar a gravação de depoimentos, experiências e expectativas de pacientes, profissionais de saúde, representantes do governo e sociedade civil sobre o 3HP no Brasil.